Consultar o PIS 2017: Data dos pagamentos

Consultar o PIS 2017: Data dos pagamentos
4.2 (84%) 15 votes

O Programa de Integração Social, também conhecido pela sigla PIS, é um benefício fundamental para a classe trabalhadora brasileira. Também chamado de abono salarial, o benefício possui o objetivo de integrar o trabalhador à vida da empresa. O benefício é garantido por lei, por isso é preciso que todos os trabalhadores fiquem bem atento caso tenha direito ao PIS. Como não é um benefício acumulativo, caso não saque o valor no período estipulado, a quantia volta aos cofres públicos. Uma forma de ficar de olho no benefício é realizando a consulta ao PIS. Quer saber como fazer? Leia o artigo abaixo.

Como consultar o PIS 2017

Embora muitos pensem que seja um processo complicado e demorado, a consulta ao PIS 2017 pode ser realizada em dentro de pouquíssimos minutos. Isto porque a plataforma de consulta ao benefício foi pensada para atender a todos os tipos de públicos, desde os mais leigos até os mais experientes. A consulta ao PIS se resume as seguintes instruções abaixo:

1 – Primeiramente, você deverá o site de consulta ao PIS da Caixa Econômica Federal pelo seguinte endereço eletrônico: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01.

2 – Para ter acesso a área interna da plataforma, é necessário que preencha alguns campos básicos. Algumas das informações requeridas nesse formulário é o número de inscrição social (NIS) e a senha internet, que é cadastrada no primeiro acesso ao site de Serviços Sociais da Caixa. O NIS pode ser encontrado nas páginas finais da carteira de trabalho.

3 – Ao término do preenchimento das informações, o beneficiário deverá clicar no botão “ok”. Caso todos os dados estejam corretos, você será redirecionado a página de consulta ao PIS.

consulta-pis-2017

Quem tem direito ao PIS

Para manter a sustentabilidade do PIS, os órgãos responsáveis pela administração do benefício estabeleceram algumas regras básicas para que os trabalhadores possuam direito ao PIS. Para receber a quantia, é necessário que:

  • O trabalhador esteja cadastrado à cinco anos no PIS;
  • O rendimento mensal do trabalhador não deve ter excedido a quantia de dois salários mínimos no ano-base, o que corresponde ao valor de R$ 1.760.
  • É necessário que o vínculo empregatício tenha entregue a Relação Anual de Informações Sociais, também conhecida como RAIS, ao Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

Confira mais detalhes sobre direito ao receber o PIS.

Como e onde sacar o PIS

O PIS poderá ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal, correspondente Caixa Aqui ou também em lotéricas conveniadas à CEF. No caso, é preciso que esteja portando o cartão do cidadão e a senha de acesso. Em algumas situações, como nas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, o saque só poderá ser realizado pelo titular do benefício. Por isso, é preciso que leve também algum documento de identificação, como a carteira de identidade, motorista ou trabalho. Ele poderá ser cobrado no momento do atendimento. Veja mais detalhes.

Está com alguma dúvida sobre como realizar a consulta ao PIS? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

2 Comments

  1. Jefferson Santos Cordeiro fevereiro 16, 2017
  2. Claudia fevereiro 21, 2017

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *