Qual será o valor do PIS 2017

Qual será o valor do PIS 2017
4 (80%) 1 vote

Depois das mudanças nas regras para ter direito aos pagamentos do PIS – Abono Salarial, ficou mais difícil para o trabalhar ter acesso ao benefício.

Com as mudanças nos requisitos do programa pelo Governo, muitos cidadãos que recebiam o valor do PIS em outros anos, podem não ter direito ao benefício no ano de 2017.

Além das obrigações exigidas por lei anteriormente, houve também mudanças referente ao valor que é pago pelo PIS e PASEP. Anteriormente a 2015, o valor do PIS era fixado em um salário mínimo vigente no ano atual do calendário do programa.

A partir desta data, deve ser fazer um cálculo proporcional do salário recebido pelo trabalhador e do número de meses em que exerceu atividade remunerada. Assim, se chegará ao valor do PIS que o cidadão poderá receber.

Saiba como receber o PIS

Cálculo do Valor do PIS 2017

Para ficar mais claro, vamos supor que um trabalhador ganhou R$ 1.200,00 mensais em 2016, mas que só trabalhou 3 (três) meses neste ano. O quanto ele vai ganhar de PIS 2017 é dado pelo seguinte cálculo:

1.200×3 = 3.600 (valor total que ele ganhou no ano). No entanto, esse valor deve ser dividido pelos 12 meses do ano, já que o pagamento é proporcional. Assim, 3.600/12 = 300. Portanto, ele irá receber apenas R$ 300,00 de abono salarial.

Há opiniões diversas sobre essa mudança e o quanto ela realmente ajuda o governo a conter os gastos. Sempre bom lembrar que este não é valor que nos é dado, mas sim um valor pelo qual trabalhamos, assim como diversos outros, como a Previdência Social, que ameaça o futuro de todos nós.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *